Menu de Acesso
  Início
Apresentação
O Encontro
Local
Secretaria do Evento
Inscrição
Trabalhos / Resumos
Painéis
Mini-Cursos
Programação
Diamantina
Hospedagem
Organização
Fale Conosco
Apoio
 
MINI-CURSOS
 
       Estão previstos 09 mini-cursos, com duração de 08 (oito) ou 12 (doze) horas, relacionados com temas de interesse da área de ciência e tecnologia.
 

Data: 19 a 21 de Outubro de 2010
Carga horária: 08 (oito) ou 12 h (doze), 4h por dia
Horário: 08:00 às 12:30 h (Todos realizados no mesmo horário)
Vagas: 40 vagas para cada curso.
 
  • A opção de mini-curso deverá ser realizada na "Área do Inscrito" após confirmação do pagamento da taxa de inscrição, pela secretaria do evento.
  • O preenchimento de vagas é limitado por ordem das inscrições efetivadas (A vaga no Mini-curso somente será confirmada mediante o pagamento da taxa de inscrição. Qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato).
  • Os certificados só serão entregues aos participantes que comparecerem a todos os dias de curso (com 100% de presença).

RELAÇÃO DE MINI-CURSOS
 
1/9 - ANÁLISES QUÍMICAS: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES

Prof. Dr. Wallans Torres Pio dos Santos (Químico – UFVJM )
Carga Horária: 12h (Doze Horas)
      O mini-curso abordará os aspectos teóricos envolvidos nos métodos clássicos (gravimetria e volumetria) e instrumentais de análise químicas (eletroquímicos, espectroscópicos e cromatográficos), demonstrando suas potencialidades e aplicações em diversas áreas da ciência e tecnologia.

2/9 - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: PERSPECTIVAS NO MERCADO DE TRABALHO NO SETOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Walmath Wellson Magalhães Ferreira (SEBRAE/MG)
Carga Horária: 12h (Doze Horas)
     O coordenador do curso ainda não enviou o resumo.

3/9 - INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS POLÍMEROS

Prof. MSc. Cláudio Márcio de Castro (Químico – IFTM )
Carga Horária: 12h (Doze Horas)
      O mini-curso apresentará uma introdução sobre os polímeros e suas aplicações. Será realizado um breve histórico sobre esses materiais, classificação, formas de polimerização e produção. Também será abordada uma nova classe de materiais que revolucionaram a pesquisa em polímeros: polímeros condutores produzidos eletroquimicamente, suas propriedades e aplicações científicas desses materiais. 

4/9 - LATEX

Prof. Dr. Anderson Castro Soares de Oliveira (Matemático - UFMT)
Carga Horária: 12h (Doze Horas)
     O mini-curso apresentará uma introdução ao Latex, um sistema de editoração gratuito e multiplataforma (disponível para Windows, Linux, MacOS) adequado para a preparação de textos científicos de alta qualidade. Será abordado a produção de textos e apresentações, em particular documentos que incluem fórmulas, equação e figuras

5/9- NEUROENGENHARIA

Prof. Dr. Vinícius Rosa Cota (Eng. Eletricista - UFSJ)
Carga Horária: 12h (Doze Horas)
     Até pouco tempo atrás pertencente mais ao ideário da ficção científica, a Neuroengenharia é hoje uma madura ciência que usa a tecnologia eletro-eletrônica para decodificar e ou controlar a atividade elétrica gerada pelo sistema nervoso, com o objetivo de restaurar funções neurais (memória, cognição, controle motor, percepção sensorial, etc.), eventualmente perdidas em uma série de condições clínicas, ou mesmo para ampliar estas funções. A proposta deste curso é introduzir conceitos fundamentais como a bioeletrogênese e a eletrofisiologia, bem como discutir as inúmeras aplicações e implicações dos produtos tecnológicos da Neuroengenharia, desde aqueles mais bem estabelecidos como as próteses cocleares até os mais utópicos como os implantes cerebrais de memória.

6/9 - PRODUÇÃO DE BIOETANOL A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS

Prof. MSc. Luiz André Schlittler (Eng. Químico - UFRJ)
Carga Horária: 12h (Doze Horas)
     Ementa: A agroindústria brasileira. As biomassas geradas na agroindústria brasileira e suas características químicas. O potencial destas biomassas como matéria-prima industrial. A produção de etanol no Brasil e no mundo. Processos Inovadores para a produção de etanol. Pré-tratamentos para condicionar as biomassas. Produção de enzimas do complexo lignocelulásico e sua atuação no processo de hidrólise das biomassas. Estratégias de hidrólise e fermentação dos açúcares. Características técnicas, econômicas e tendências futuras para esses processos de conversão das biomassas residuais da agroindústria.

7/9 - PRODUÇÃO DE CERVEJA

Prof. Dr. João Batista de Almeida e Silva (Eng. Químico - USP)
Carga Horária: 08h (Oito Horas)
        O conteúdo do curso será histórico, mercado, tipos de cerveja, processamente e controle de qualidade. Será abordado também cervejas feita pelo processo tradicional e cervejas com adjuntos não convencionais como cervejas de banana, arroz preto e de pupunha.

8/9 - TECNOLOGIA AMBIENTAL: REJEITOS INDUSTRIAIS

Profa. Dra. Camila Costa de Amorim ( Eng. Ambiental - UFMG)
Carga Horária: 12h (Doze Horas)
     O minicurso tem como objetivo capacitar o aluno a identificar e selecionar as principais tecnologias voltadas à tratamento e reúso de águas industriais à luz dos novos paradigmas originados dos contextos de escassez e de degradação ambiental. Como conteúdo o mini curso abrangerá: panorama do tratamento de efluentes industriais no Brasil e no mundo. Aspectos Legais. Prática de minimização de efluentes na indústria. Técnicas de pré-tratamento. Tratamento biológico. Tratamento físico-químico. Processos eletrolíticos (eletrocoagulação, eletroflotação). Processos avançados de oxidação química. Tecnologias auxiliares para os processos biológicos (adsorção com carvão ativo, separação com membranas, oxidação química).

9/9 - TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS AGROINDUSTRIAIS

Prof. Dr. Alisson Carraro Borges (Eng. Civil - UFV)
Carga Horária: 08h (Oito Horas)
     Os efluentes das agroindústrias e da pecuária apresentam via de regra, alto poder de contaminação de rios e lagos. Por outro lado, tais águas possuem também um potencial não completamente explorado de aproveitamento de energia e nutrientes.
     Nesse mini-curso serão abordados os aspectos básicos relativos à qualidade das águas, seguidos de conceitos sobre tratemento físico, químico e biológico (aeróbio e anaeróbio) de águas residuárias agroindustriais. O dimensionamento preliminar de uma ETE (estação de tratamento de efluentes) será feito como tópico final do minicurso.

 

Acesso do Inscrito
      Clique no ícone abaixo para ter acesso a sua página pessoal na I SCT.
       Você necessita ter seu CPF para acessar esta área.

 


Copyright © 2010. Todos direitos reservados.
Este site é melhor visualizado em 1024 x 768 pixels.
http://www.ict.ufvjm.edu.br